Tempo de leitura: 4 minutos
Se você já se perguntou quais são as diferenças entre Empregado e Empreendedor e quer fazer a mudança, esta é a principal coisa:
É preciso uma mudança de mentalidade, eliminar maus hábitos para criar novos e definitivamente um aumento na tolerância em relação aos tempos difíceis. As sensações de conforto entrarão no passado.
Algumas pessoas dizem que os funcionários são seguidores e os Empreendedores são líderes. No entanto, existem Empreendedores que trabalham em empresas, existem funcionários líderes. Há também empresários que sabem quando é hora de seguir outro.
A distância que um tem do outro não é tão clara, mas existem 15 diferenças entre Empregado e Empreendedor que você deve conhecer.
Diferenças entre empregado e empreendedor.
1. Os Empregados procuram um endereço, os Empreendedores criam um caminho.
Os Empregados tendem a procurar ajuda quando têm um problema no trabalho. Um empreendedor cria a solução que permite que a empresa continue avançando.
2. Empregados fazem, empreendedores ouvem.
São os Empregados que fazem a maior parte do trabalho nas organizações. No entanto, para se sair bem, o empreendedor precisa criar cultura dentro da empresa e uma identidade que permita que ela se diferencie. Um empreendedor sabe ouvir e entender tanto os clientes quanto seus funcionários.
3. Um funcionário assume poucos riscos, um empreendedor vive do risco.
Embora agir de maneira segura possa ser muito favorável para uma empresa, é preciso um empreendedor arriscado para levá-la adiante.
Leia também: Por que você deve assumir riscos agora.
4. Os Empregados são especialistas, os empresários sabem tudo um pouco.
Um empreendedor precisa saber um pouco sobre todos os problemas, de forma que eles possam capacitar seus funcionários. Estudos têm mostrado que indivíduos que são excelentes em uma área e se especializam nela tendem a ser empregados e se sentem muito bem com isso.
5. Um Empregados é recompensado por realizar seu trabalho, um empreendedor só é recompensado se obtiver resultados.
Normalmente, o empreendedor é o último a receber uma recompensa pelo trabalho realizado, já que seu salário está diretamente ligado ao desempenho e aos lucros da empresa.
6. Um Empregados adora as férias porque ele pode ter folgas. Um empreendedor adora as férias porque ele pode trabalhar sem interrupções.
Muitos empresários aguardam ansiosamente as férias, não porque acham que os merecem, mas porque podem aproveitar o tempo sem serem interrompidos.
7. Um funcionário procura estabilidade no emprego. Um empreendedor está confortável sem ela.
Um empresário é claro que criar uma empresa é arriscado, mas ao mesmo tempo ele sabe que é um risco necessário ter sucesso.
8. Um funcionário segue regras, um empreendedor as quebra.
É um paradoxo estranho, mas para criar um negócio de sucesso, um empreendedor deve mudar alguma coisa, ele deve mudar as regras do jogo. No entanto, para manter a empresa em crescimento, é necessário que os funcionários sigam as regras para manter o novo status quo.
9. Um funcionário é responsável por algumas decisões, um empreendedor é responsável por todas as decisões.
Esta é definitivamente uma faca de dois gumes que traz vantagens e desvantagens para o empreendedor. Não importa quem cometeu o erro ou tomou a decisão, a responsabilidade sempre cabe ao empreendedor.
10. Os Empregados executam as tarefas, os empreendedores planejam.
Um empregado faz sua lição de casa um dia de cada vez. Um empreendedor precisa considerar o quão bem essas tarefas estão sendo desenvolvidas para garantir o sucesso de longo prazo da empresa.
11. Empregados gostam da estrutura. Um empreendedor gosta de infraestrutura.
Enquanto um Empregado geralmente prefere ter responsabilidades definidas, um empreendedor deve considerar como cada papel contribui e se relaciona com os outros. O empreendedor deve pensar na empresa como um todo.
12. O funcionário segue uma rotina, um empreendedor deve criá-lo.
Se um empreendedor não desenvolver hábitos fortes e estratégias de produtividade, ele não poderá responder a todas as responsabilidades que tem. Você não terá energia para trabalhar tudo o que precisa.
13. Um funcionário está sempre trabalhando. Um empreendedor está sempre vendendo.
Um empreendedor deve vender sua ideia para os investidores, seu produto para seus clientes, seus Empregados, por que ele e sua família devem trabalhar por que ele está fazendo tantos sacrifícios para criar uma empresa.
Leia também: O círculo de ouro (como vender como as grandes empresas)
14. Os Empregados tendem a gostar mais da interação social. Um empreendedor tende a trabalhar sozinho.
O empreendedorismo pode ser um caminho de solidão, especialmente no começo. Pode ser benéfico ter um mentor ou um grupo com quem você possa testar suas ideias.
15. Os Empregados odeiam o fracasso, um empreendedor sabe que é inevitável e o aceita.
Falhar significa aprender. Um empreendedor sabe que as chances de fracasso são altas, mas, ao mesmo tempo, fica claro que o fracasso leva ao sucesso. Pelo contrário, um Empregado sempre preferirá não se arriscar a perder o emprego.